Apresentação “Pedra Cancela”

Apresentação “Pedra Cancela”

Na Sexta Feira no Prova Wine Bar decorreu uma apresentação dos Vinhos da Pedra Cancela. Os vinhos têm uma linha condutora muito bem definida, sendo frescos, não muito extraídos e com madeira pouco notória. Somente os Signatura Brancos fogem um pouco a esse perfil com madeira notória mas perfeitamente integrada, em que a edição de 2014 está grandiosa, para mim, um dos melhores brancos nacionais. Já o Amplitude, o topo de gama dos tintos, feito a partir de uma Vinha velha de 80 anos, só sai em anos especiais com dias muito quentes e noites muito frias, que proporcionam uvas saudáveis mas com muita acidez, levando a vinhos mais frescos mas com muito sabor e neste caso, um tinto elegante mas grandioso. Seguem-se uma notas resumidas dos vinhos provados:

Espumante Pedra Cancela bruto 2015 – aroma citrino e a pão, boa frescura, bolha média, final médio (16,5). Pedra Cancela Reserva -2017- aroma subtil a frutos de polpa branca e uma leve nota de madeira, na boca é citrino com acidez pronunciada, sem madeira notória e final longo (16,5-17)


Signatura 2013 – aroma com muita manteiga e sabor onde se nota a madeira mas integrada e bastante encorpado com uma acidez que equilibra o vinho (17)

Signatura 2014 – aroma citrino com madeira de qualidade, na boca é encorpado, com madeira notória mas perfeitamente integrada por uma acidez elevada e final muito longo. Um dos Grandes Vinhos Brancos Portugueses (18).

Pedra Cancela Reserva 2017 – aroma a frutos vermelhos muito frescos e vegetal, boca também muito fresca, com vegetal, corpo médio, algum tanino verde, final médio (16,5)

Pedra Cancela Signatura 2014 – aroma a frutos vermelhos com um ligeiro vegetal com muitos taninos mas já relativamente redondos e final longo (17,5)

Pedra Cancela Amplitude 2013 – aroma a frutos vermelhos e algum balsâmico, boca com corpo médio, mas com taninos notórios, acidez elevada e final muito longo (18).


Artigo de opinião por Duarte Silva

Categorias Artigos de Opinião

Acerca

Cegos Por Provas

Os Cegos por Provas nasceram através da plataforma Facebook, apaixonados pelo vinho, o grupo desenvolve vários eventos vínicos a nível nacional.

Escrever comentário

<