Os Açores estão de parabéns pelo excelente trabalho que vem a ser desenvolvido na produção de vinhos açorianos.
As pontuações obtidas revelam o alto nível dos vinhos apresentados em prova cega. A elevada média das notas globais demonstram que, dificilmente, outra região portuguesa conseguirá apresentar um leque tão alargado de vinhos brancos deste gabarito. Desde 2017, ano da primeira edição da prova cega de vinhos “Brancos dos Açores”, até hoje, a evolução tem sido notável e incontestável.
Começam a aparecer novas abordagens e diferentes técnicas enológicas que resultam numa maior diversidade dos vinhos em prova. Longe estão os tempos em que os vinhos dos Açores estavam apenas centrados na acidez, contenção aromática, tensão e salinidade. Os produtores conseguiram alargar o espectro sem nunca perder de vista os fatores identitários do terroir altântico-vulcânico destas ilhas.
A prova contou com o apoio da Comissão Vitivinícola Regional dos Açores e foram entregues prémios aos 5 primeiros classificados (houve um empate no terceiro classificado daí terem sido atribuídos dois prémios para este lugar), no dia 21 de outubro, no decurso do evento Wine in Azores 2023, sendo o primeiro lugar entregue pela Sra. Secretária do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Dra. Berta Cabral.
Tendo em vista o contínuo aperfeiçoamento da prova foram introduzidas algumas alterações na edição deste ano. De entre estas, para uma melhor fiabilidade e interpretação dos resultados finais, destacamos a utilização de ficha de prova e respetivos parâmetros de avaliação da OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho) e respetiva escala até 100 pontos.
Prémios atribuídos:
1º lugar: Arinto dos Açores Solera 2022 – Azores Wine Company – 93,50 pontos
2º lugar: Curral Atlantis Terrantez, Arinto dos Açores e Verdelho 2021 – Curral Atlantis – 93,30 pontos
3º lugares (ex aequo): Canada do Monte 2020 – Azores Wine Company / Ínsula Arinto dos Açores 2020 – Ínsula Vinus – 93,00 pontos
4º lugar: Ameixâmbar Colheita Selecionada Arinto dos Açores 2021 – Adega do Vulcão – 92,67 pontos
5º lugar: A Cerca dos Frades Garrafeira Arinto dos Açores 2021 – Tito’s Adega – 92,50 pontos