Algarve no Copo – Prova Cega de Arintos do Algarve.

Algarve no Copo – Prova Cega de Arintos do Algarve.

O Algarve no Copo com a sua enorme curiosidade sobre o potencial dos vinhos Algarvios, decidiu realizar a Primeira Prova Cega de Arintos. A prova consistiu em juntar todos os exemplares monocastas de Arinto no Algarve ( 4 até à data), para um embate às Cegas.

Notas de prova dos participantes:
Vinho 1 – Marquês dos Vales Arinto 2018 – Breve nota limonada, de destacar o aroma salino e mineral bem patente no nariz.
Na boca confirma os aromas, no entanto a acidez média/alta surge pouco integrada no conjunto, sobrepondo se às notas de Lima e maçã. Termina com acidez vibrante e persistência de aromas médio/curto.
Vinho 2- Dona Niza Arinto 2018 – Nariz com notas de Lima, Maçã e mineral.
Na boca, maçã verde notória com leve toque de Lima. Acidez alta e bem integrada com toque salino no final de boca.
Vinho 3 – Paxá Arinto 2019 – Notas de Lima, Maçã Verde, ligeiro toque vegetal e mineral.Na boca, bom equilíbrio entre aromas, a acidez média e bem condimentada pelo apontamento salino no final de boca
Vinho 4- Cabrita Arinto 2016 – Notas de limão confitado, maçã e breve nota amadeirada.
Na boca, a acidez dá frescura ao conjunto composto pelo limão e maçã bem conjugados com o toque de madeira.Termina fresco e médio/longo.

O Dona Niza revelou ser o Arinto mais exuberante e fresco da prova, remetendo-nos para zonas mais a Norte do País.

O Paxá revelou um carácter mais sóbrio com a fruta, madeira e acidez em harmonia, não descorando alguma salinidade.

O Cabrita, revelou o perfil mais amadeirado da prova, a presença de uma fruta mais confitada não lhe retirou frescura, nem tornou o vinho pesado.

O Marquês dos Vales, surgiu com uma acidez alta, pouco integrada e sobrepondo-se à fruta com baixa intensidade de aromas. Talvez a precisar de mais tempo em garrafa.

Podemos afirmar que nos Arintos, os vinhos do Algarve proporcionam uma bela experiência vínica a quem os provar e certamente não ficará indiferente!

Texto por: Rui Calado

Acerca

Cegos Por Provas

Aqui fala-se de tudo, desde que de vinho. 11 enófilos dedicados à mais nobre das líquidas causas...