Bodega Tio Pepe – Jerez

Bodega Tio Pepe – Jerez

Visita Bodega Tio Pepe. 

Um colosso no que toca a Jerez ou Xerez como preferirem. 

Jerez é um vinho fortificado típico de Espanha, envelhecido em sistema de solera, o nome provém da região Jerez de La Frontera. 

O sistema soleira no Jerez consiste; no sistema de barricas empilhadas de forma a que os vinhos mais antigos fiquem em baixo, no solo (daí o nome soleira), e os mais novos no topo. Algumas soleiras empilham cinco níveis de barricas. Os vinhos do topo são os vinhos do ano. Uma porção de vinho da barrica mais antiga é removida e engarrafada. A parte utilizada é reposta com vinho da penúltimo barrica, seguindo assim sucessivamente até que o primeiro deles seja completado com vinho novo. Para além deste sistema de “refrescar” os vinhos, é tido em conta, a temperatura ambiente, sempre entre os 20° a 22° e humidade. 

Sistema Soleira

As castas:

Palomino é a uva que mais produz vinho Jerez, mas existem também pequenas parcelas de Pedro Ximenez e Moscatel. O Palomino dá vinhos mais secos e menos doces e o Pedro Ximenez os vinhos mais doces de toda a categoria Jerez. 

Dos vários produtores e o estilo mais conhecido é o Tio Pepe. É produzido com a técnica designada por “Flor” que transmitem ao vinho um toque de levedura nos aromas e onde é adicionada aguardente vínica. Essa flor típica deste vinho, é “produzida” com recurso à oxigenação dentro das barricas. (Não são enchidas na totalidade, de modo a deixar o oxigénio em contacto com o vinho, criando uma camada fina de um fungo chamado de Saccharomyces cerevisiae, a tal “flor” que transmitem as características típicas a este vinho. 

Os tipos de Vinhos Jerez: FinoManzanilla, Amontillado, OlorosoPalo cortadoPedro Ximénez. Todos eles com estilos completamente diferentes, o Fino para o Seco e o PX (Pedro Ximénez) o mais doce da categoria.

Tio Pepe – Jerez de La Frontera

Agora acerca do Tio Pepe, o produtor mais conhecido da região, é proprietário de milhares de hectares em toda a Espanha, e a maioria estão localizados no sul, em Jerez de La Frontera, produzem vinho Jerez desde 1835, neste momento este vinho está presente em mais de 110 países espalhados pelo mundo inteiro. Um dos seus marcos foi o facto de ser a primeira marca registada de Espanha. 

Visita: sendo a bodega/adega/produtor, mais visitado da Europa, é sem duvida aqui, que percebemos um pouco da sua real dimensão, as filas são gigantes, tem visitas a cada 1h, os passeios começam pela espera numa sala, onde começamos por ver vários quadros de celebridades ao longo dos anos, a tomar os seus Tio Pepe, desde Ayrton Sena até ao nosso Saramago, prémio Nobel, e tantas outras celebridades…aqui começamos a perceber que eles sabem vender o que de mais exclusivo e único fazem no país. A visita continua com um passeio de comboio pela propriedade, mostram as salas de barricas, os alambiques, as barricas especiais, entre outros “troféus” espalhados pela propriedade, até uma exposição/montra de BMW estão presentes. Pelo meio, ouvimos histórias que cativam os que os visitam. Um dos exemplos passa até por explicarem que existe um rato que prova todos os anos, as colheitas que saem, é colocado um copo e uma escada, (o rato precisa de subir ao copo) de cada um dos vinhos que vão ser lançados, e o copo que ficar mais vazio, é o vinho que irá vender mais 😁

No final da visita, entramos no que dei o nome de “aquário” são várias salas de prova, todas em vidro, onde os grupos provam os vinhos que assim estipularam no pagamento inicial, uns provam mais que outros, dependendo que que pagam. Ainda vamos a tempo de entrar na loja e comprar “unas botelhas” para levar para casa. Os preços? Das botelhas o tio pepe fino, em garrafa de 0,75 não chega aos 9€

Conclusão: o Tio Pepe é uma valente máquina de fazer dinheiro, os vinhos tem a qualidade e quantidade suficiente para vender no mundo inteiro e principalmente, criaram uma marca, um estilo de vinho e sabem vendê-la no mundo inteiro.

Categorias Wine Experience

Acerca

cegosprovas

Os Cegos por Provas nasceram através da plataforma Facebook, apaixonados pelo vinho, o grupo desenvolve vários eventos vínicos a nível nacional.

Escrever comentário

<