Vasques de Carvalho Brand House

Vasques de Carvalho Brand House

Visita à Vasques de Carvalho – Brand House em Gaia.

“Às 12h estamos marcados, não posso sair do Porto, sem conhecer o novo espaço da Vasques de Carvalho” Disse eu à Filipa Correia.

Chegado a Gaia, junto às famosas caves de vinho do Porto, cheias e carregadas de história, encontrámos-nos à hora marcada na porta da Vasques de Carvalho – Brand House, que fica localizada na Rua de Santa Marinha, nº 19, logo na parte de trás da Ramos Pinto.

Recebidos pela Filipa, fizemos a visita pelo espaço, que se divide por 2 pisos, entre vários pontos com mesas de prova, um espaço ao ar livre onde podemos degustar por exemplo um Porto Tônico desfrutando do ar de Gaia.

A prova…aqui que ninguém vai ler o que escrevo, vos garanto…que provaaaaa!! A Filipa que preparou a prova, apresentou-nos: Vasques de Carvalho Reserva Branco, LBV 2013, Vintage 2013, Tawny 10, 20, 30 e 40 anos!! A acompanhar estes maravilhosos vinhos, ainda fizemos alguns harmonizações, entre vários tipos de queijos, frutos secos e chocolates.

Vasques de Carvalho Reserva branco, um vinho surpreendente, versátil e dinâmico. Na minha opinião pessoal, é um vinho “todo o terreno” mas cheio de carácter e identidade, permite servir como entrada, permite fazer um bom Porto Tônico (pelos seus aromas e sabor, a água tônica não se vai sobrepor ao vinho), permite ainda acompanhar uma boa tábua de queijos e até uma doce sobremesa, a sua acidez vai harmonizar na perfeição com todos estes momentos.

Passando para os Ruby, o LBV 2013 não filtrado, cresceu, continua a crescer e se o colocarem em cave vai envelhecer ainda melhor. Dá uma excelente prova actualmente, com muita fruta, doçura e acidez num ponto de equilíbrio excelente, perfeito para harmonizar uma sobremesa, uma tábua de queijos ou simplesmente para desfrutar a solo. Não estranhem se ficarem mais de 10 minutos a cheirar este vinho continuamente. O Vintage servido foi o 2013, a par com o LBV, aqui conseguimos ver a diferença entre o LBV e o Vintage, e se no LBV ficam 10min, no Vintage vão ficar com ele no nariz durante 20min, é um vinho cheio de força, garra, nervo mas com uma harmonia incrível, fruta de alta qualidade, cheio de personalidade, um Vintage com V grande.

Passámos então aos Tawny, a gama começa num 10 anos, e nesta gama notamos claramente a subida das categorias, um 10 anos mais jovem, fresco, de uma cor mais Ruby, passando para o 20 anos, onde se nota na cor que já subimos mais um degrau, mostrando um nariz super equilibrado entre os aromas de frutos secos, especiarias ricas, compotas, ligeiro fumo. Na boca uma harmoniosa sensação de frescura, doçura em equilíbrio com a azidez, final longo e sedutor. No 30 anos notamos em diferença para o 20 anos, um nariz mais intenso, com notas de folhas de chá, mel, frutos secos, madeira mais rica e na boca a explosão de sabores trazidos pelo nariz, aqui ele dá tudo o que o nariz detectou antes. Terminámos no 40 anos, que no nariz revela uma boa dose do 30 anos, e acrescenta ainda notas de tabaco, com ligeiras notas de iodo, verniz, num bouquet complexo, intenso e misterioso. Na boca chegamos ao êxtase, paramos durante uns bons minutos e ficamos a tentar perceber como se pode fazer uma coisa assim…

Enganem-se aqueles que pensam que a Vasques de Carvalho é a “Novata” do mundo dos vinhos do Porto, a empresa tem raízes desde 1880, foi  reestruturada em 2012 e em 2015 lançou os primeiros vinhos sobe esta “nova” Vasques de Carvalho, explicou-nos o Luis Vale. A Vasques de Carvalho está prestes a deixar a sua marca na história do vinho, com uma novidade que chegará em breve e que promete revolucionar o que até hoje foi feito nessa matéria, mas falaremos disso na altura adequada 🙂

Adorámos ouvir a história da Vasques de Carvalho pelos protagonistas Filipa e Luis, com quem passámos um bom bocado à volta da mesa. O nosso muito obrigado a ambos e que a vossa história seja lida/ouvida/escrita por muitas pessoas.

Texto: Miguel Silva
Provadores: Miguel Silva, J.N. Duarte, Carlos Figueiredo
Fotos: Miguel Silva, Carlos Figueiredo

Categorias Wine Experience

Acerca

cegosprovas

Os Cegos por Provas nasceram através da plataforma Facebook, apaixonados pelo vinho, o grupo desenvolve vários eventos vínicos a nível nacional.

Escrever comentário

<