Prova Cega de Touriga Nacional

Prova Cega de Touriga Nacional

A prova foi realizada pela primeira vez simultaneamente, em Lisboa, no Great Tastings e no Porto, na Vinoteca, este Sábado, dia 10 de Fevereiro.
Escolhemos 16 Tourigas, das colheitas mais recentes (últimas colheitas – de 2010 a 2015), de alguns dos produtores de referência desta casta e colocámo-las em prova cega, tendo a ordem sido sorteada, perante 50 provadores (25 em cada cidade), que preencheram uma folha de prova avaliativa (pontuações de 0 a 20 com meios pontos). Estiveram presentes enófilos, enólogos, escanções e produtores. 
Lista de produtores presentes:
Casal Faria, Quinta do Portal, Quinta do Silval, Quinta da Fata, Maçanita, Casa de Santar, Herdade do Arrepiado Velho, Cortes de Cima, Quinta do Cardo, Real Companhia Velha, Casa da Passarella, Quinta do Mouro, Quinta de Chocapalha, Quinta da Falorca, Quinta dos Roques e Júlio Bastos.
Como vinho “zero”, afinador de palato, tivemos o Marchalégua Touriga Nacional 2014 (Algarve) e como vinho extra-prova (apenas com uma garrafa para cada local, devido à raridade das mesmas e por isso mesmo, apenas provado pelos membros dos Cegos por Provas), tivemos o Real Companhia Velha Quinta dos Aciprestes Touriga Nacional Talhão 14 (2013).
Foi uma prova reveladora do grande trabalho que se tem feito com esta casta, nos últimos anos. Deixámos de ter Tourigas cheios de madeira ou apenas com fruta vermelha e violetas e passámos para um registo mais complexo, no qual impera a frescura e elegância, mantendo a tipicidade “fruteira” e floral da casta. 
Parabéns aos produtores!

Categorias Eventos, Provas Cegas

Acerca

cegosprovas

Os Cegos por Provas nasceram através da plataforma Facebook, apaixonados pelo vinho, o grupo desenvolve vários eventos vínicos a nível nacional.

Escrever comentário

<