Depois de um período de maior dedicação online que nunca, há que sentir as cores, os aromas e os sabores num copo, partilhando com os demais o prazer que nos une.
Vamos por isso organizar uma nova prova, desta vez, com alguns dos espumantes portugueses de topo, comprovando que o nível destes é já muito elevado.
Nesta prova, colocaremos lado a lado 7 Blanc de Blancs (feitos com uvas de castas brancas) e 7 Blanc de Noirs (com uvas de castas tintas).
Pretendemos mostrar e promover os melhores de Portugal nestes dois estilos e também perceber se há alguma tendência de preferência por algum deles.
Escolhemos espumantes abrangendo várias regiões do país, com alguns produtores clássicos e outros mais novos no mercado, mas que entendemos serem dos melhores de Portugal.
Como vivemos tempos complicados e com algumas restrições, esta prova será realizada em moldes diferentes, com apenas 13 provadores, estando incluídos 6 membros da equipa dos Cegos por Provas, 4 enólogos (sem vinhos seus em prova) e 3 enófilos e profissionais da área dos vinhos.
A prova será realizada na Quinta de Lourosa dia 19 de Julho, Domingo. Primeiro serão provados os Blanc de Blancs, depois os Blanc de Noirs, havendo um vinho 0 para afinar palatos e pontuações.
As garrafas serão tapadas e a ordem de prova, dentro de cada categoria, será aleatória e efetuada por elementos não provadores. Será usada a tabela da O.I.V. para espumantes, com pontuações até 100. Depois converter-se-á para a escala até 20.
No fim da prova, divulgaremos os melhores 3 dos Blanc de Blancs e Blanc de Noirs e os melhores 5 na classificação global.
Nos próximos dias falaremos um pouco dos espumantes selecionados e desvendaremos os moldes em que a prova se vai realizar.
Os Cegos por Provas estão de volta para trazer até vós o que de melhor se faz por aí e que nos move com paixão.