Vinte anos de Pedra Cancela

Vinte anos de Pedra Cancela

Para comemorar os 20 anos da Pedra Cancela fomos a 5 de setembro, a Carregal do Sal, visitar a Vinha da Fidalga. A Lusovini – Vinhos de Portugal é uma distribuidora, mas também produz muitos vinhos de várias marcas, em algumas regiões de Portugal, das quais a mais conhecida é a Pedra Cancela no Dão.

De uma forma informal, a Sónia Martins (enóloga e também administradora da Lusovini), falou um pouco sobre a Pedra Cancela e os vinhos que íamos provar. Seguem as minhas notas de prova sucintas:

– O Pedra Cancela Vinha da Fidalga Encruzado 2019 é um vinho branco com um aroma entre o citrino e o mineral, com corpo médio, muito fresco e final mais longo do que médio (para mim, é seguramente um dos melhores brancos abaixo dos 10€, de 0-20 daria entre os 17 e os 17,5).

– O Pedra Cancela Vinha da Fidalga Alfrocheiro e Touriga Nacional 2018 – é um tinto leve com aroma a bosque e frutos silvestres mais típicos do Alfrocheiro do que da Touriga, corpo médio, taninos suaves, acidez elevada e final médio a longo 17 (vinho muito fácil de beber e viciante com uma ótima relação qualidade preço).

– O Pedra Cancela Intemporal é um vinho branco de 2012 com Encruzado, Malvasia-Fina e Cerceal Branco que saiu agora também para comemorar os 20 anos da Pedra Cancela. Foi o vinho que causou mais debate porque tem um perfil fora do normal (já com aromas evidentes a mel mas com bom corpo e acidez mantendo fresco e em bom estado para quem gosta de vinhos mais evoluídos) e porque está a ser comercializado agora com um preço que eu acho adequado (25€) mas que alguns achavam que devia ser mais caro para ser um produto mais exclusivo.

De seguida fomos almoçar a Nelas à sede da Lusovini, onde nos aguardava o outro sócio e também enólogo João Paulo Gouveia que também nos falou um pouco mais da empresa e onde se aproveitou para se conhecerem muitos outros vinhos que a empresa produz:

Espumante Regateiro 2017 – muito fresco, um pouco bruto (ou seja, pouco elegante e a precisar de comida), mas final longo 17.

Espumante Aplauso 2016 – mais equilibrado com bolha ligeiramente mais fina, menos ácido e um final médio a longo 17 (mais fácil de beber sem comida e capaz de agradar a um público mais vasto).

JR Regateiro 2019 – aroma mineral pouco exuberante e acidez equilibrada e final médio 16.

Regateiro Reserva 2017 – aroma de intensidade média com madeira mas bem integrada, corpo médio alto, acidez média a elevada, e final médio a longo 17.

Pedra Cancela Reserva 2018 – aroma médio com madeira mas bem integrada, corpo médio alto, acidez elevada e final mais longo do que médio 17-17,5.

Varanda da Serra 2014 – aroma contido com alguns melados, na boca é encorpado tem acidez elevada e final longo 17,5-18.

Sericaia 2019 – aroma contido mas com boca com corpo médio mais e acidez média, final médio a longo 16,5.

Sericaia Tapada do Coronel 2015 – aroma médio um pouco a fumo da madeira, corpo médio mais, fresco e final longo 17,5.

Tapada do Coronel Vinho de Talha 2017 – aroma contido e fora do vulgar (não particularmente do meu agrado), boca equilibrada, final médio a longo 16,5-17.

Pedra Cancela Amplitude 2013 – aroma de intensidade média a frutos vermelhos e algum balsâmico, boca com corpo médio, taninos notórios, mas já com algum polimento, acidez elevada e final muito longo (18). Este foi o grande vinho do dia e que também causou algum debate, pois além de ser um grande vinho, é relativamente leve e elegante, apesar dos taninos ainda se fazerem notar, embora para mim, já com um polimento muito atrativo. Para outros, o facto de se dizer que era elegante, era menosprezar o vinho porque pensavam que isso significava um vinho direitinho e sem chama. Opiniões diferentes mas todos concordavam que era um grande vinho do Dão.

E foi assim, que se passou mais um dia animado e com a convicção que a Lusovini está, cada vez, a fazer vinhos mais frescos e com a madeira a marcar menos o vinho, em sintonia com a tendência de mercado, e vinhos com uma boa relação qualidade/preço, pelo que se augura um bom futuro para os próximos 20 anos.

Categorias Wine Experience

Acerca

Cegos Por Provas

Aqui fala-se de tudo, desde que de vinho. 11 enófilos dedicados à mais nobre das líquidas causas...