Algarve no Copo #31 – Morgado do Quintão Castelão 2017

Algarve no Copo #31 – Morgado do Quintão Castelão 2017

O Morgado do Quintão é uma grande propriedade vinícola de propriedade familiar restaurada no início de 1800, localizada entre Silves, Monchique e Lagoa, no Algarve.

A propriedade foi fundada em 1810 pelo conde de Silves e ainda está na posse da família – e é uma história de família em que a paixão pela terra, comida e entretenimento se funde com o amor pelo património local, beleza e conservação.

É um produtor que já nos brindou com os seus vinhos de qualidade nas nossas provas cegas, nomeadamente de Crato Branco e Negra Mole.

Este 100% Castelão 2017, no nariz remete-nos para a fruta vermelha, ameixa com alguma groselha negra e especiarias.
Na boca, é apelativo e de bom corpo trazendo novamente os aromas frutados presentes no nariz, aliados a um ligeiro achocolatado fruto do estágio de 15 meses em barrica.
A acidez dá frescura ao conjunto bem afinado com taninos presentes mas domados.
Termina médio e frutado.

Arrisco-me a dizer que estamos perante um grande exemplar de Castelão do Algarve. O equilíbrio entre fruta e a barrica está muito bem conseguido. Recomendo e tenho que voltar a ele em breve.

Texto por: Rui Calado

Categorias Algarve no Copo

Acerca

Cegos Por Provas

Os Cegos por Provas nasceram através da plataforma Facebook, apaixonados pelo vinho, o grupo desenvolve vários eventos vínicos a nível nacional.